Nova Clinica Luz - O que é vitiligo e quais seus sintomas e tratamentos?

Essa doença de pele autoimune provoca, entre os sinais, manchas brancas pelo corpo. A Nova Clínica Luz Almirante Tamandaré motram suas causas e o que fazer

O que é vitiligo e quais seus sintomas e tratamentos?

Essa doença de pele autoimune provoca, entre os sinais, manchas brancas pelo corpo. Conheça suas causas e o que fazer

O vitiligo é uma doença autoimune que provoca, como sintoma, manchas brancas na pele. Se nada for feito, as marcas vão crescendo e se espalhando.

Isso ocorre porque os melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina (substância que colore a pele), começam a ser atacadas por algum motivo desconhecido pelo sistema de defesa. Sem o pigmento, a cor da pele muda, os pelos do local afetado nascem brancos — e a região fica sensível a queimaduras solares.

Apesar de não ser transmissível nem abalar diretamente a saúde física do indivíduo, o vitiligo é cercado de estigmas. Não à toa, muitas vezes ele vem acompanhado de autoestima baixa, ansiedade e outras repercussões emocionais que levam à depressão.

Aí que está: esse e outros transtornos psicológicos podem agravar os efeitos do vitiligo na pele.

– Manchas brancas espalhadas pelo corpo

– Histórico familiar
– Exposição a toxinas em excesso
– Estresse
– Lesões importantes, como traumatismo craniano

A prevenção

Não existem maneiras conhecidas de evitar essa doença, mas, por ter um componente hereditário, parentes de indivíduos com ela devem ficar atentos aos seus primeiros sinais. Quanto mais cedo o vitiligo for identificado, maior a chance de ser controlado.