Nova Clinica Luz - Exames

Exames Clínicos

A Nova Clínica Luz oferece os principais exames solicitados nos dias de hoje, diagnósticos laboratoriais e de imagens de rápido resultado, facilitando e ajudando no tratamento necessário.

 

  • COLOSCOPIA  - Colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.

 

  • ECOCARDIOGRAFIA - A ecocardiografia ou ecocardiograma com Doppler abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom, ou seja, as ondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 MegaHertz (MHz). Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

 

  • ECODOPPLER - O Ecodoppler, Ecodoppler Vascular, ou Ultrassom Vascular, é um exame semelhante ao ultrassom, que se utiliza de ondas sonoras que permitem analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias). O nome do exame foi retirado dos métodos utilizados durante o mesmo, no caso, a técnica de Doppler, proposta Christian Doppler em seus estudos sobre a frequência sonora e suas aplicações.

 

  • ELETROCARDIOGRAMA - Exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista. O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.

 

  • ELETROENCEFALOGRAMAGeralmente se realiza o eletroencefalograma quando há suspeita de epilepsia ou, em casos em que ela já é conhecida, para diagnosticar o seu tipo. Pode-se ainda usá-lo na avaliação de coma, morte encefálica, intoxicações, encefalites diversas, síndromes demenciais, crises não epilépticas devidas a distúrbios metabólicos e em tumores cerebrais. Em casos diversos, o especialista pode observar descargas de ondas anormais em forma de pontas, por exemplo (picos de onda), complexos ponta-ondas ou atividades lentas focais ou generalizadas de diferentes significações clínicas. As técnicas mais avançadas do Eletroencefalograma Quantitativo (mapeamento cerebral) permitem determinar a localização precisa de tumores cerebrais e de doenças focais do cérebro, como a epilepsia ou as alterações vasculares e derrames, por exemplo.

 

  • ENDOSCOPIA - A endoscopia é uma técnica através da qual é possível se obter imagens diagnósticas. É um exame muito comum nos dias de hoje e que, graças aos avanços na medicina, tem se tornado cada vez menos invasivo. A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de se olhar com cuidado o interior do nosso organismo. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.

 

  • ESPIROMETRIA - A espirometria é um exame realizado para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. Também recebe o nome de Prova Ventilatória ou de Prova de Função Pulmonar. Este é um exame indolor e não invasivo realizado para medir a velocidade e também o volume do ar que entra e sai dos pulmões. Através de uma série de indicadores o médico avalia a condição dos pulmões do paciente de acordo com a idade, o sexo e altura, por exemplo.  É um exame que exige a participação do paciente e que deve ser analisado em conjunto com outros fatores como dados radiológicos e o histórico do paciente.

  • Exame Toxicológico - O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias, sendo esse exame obrigatório desde 2016 para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN.

    Apesar de ser muito utilizado no processo de emissão e renovação da habilitação, o exame toxicológico também pode ser realizado no hospital quando houver suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas ou ansiolíticos, por exemplo, informando em algumas situações o grau de exposição a essa substância, além de ser utilizado em casos de overdose para identificar a substância responsável pela situação. Entenda o que é overdose e quando acontece. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU EXAME ONLINE.

 

  • FISIOTERAPIA - Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano.

 

  • MAMOGRAFIA - É um exame feito pelo mamógrafo, usando um aparelho de Raios-X, onde o paciente é posicionado e posteriormente, radiografado, o que vai resultar em imagens de alta qualidade, que servirão de base para o estudo dos tecidos da mama. Assim, é possível ver em detalhes e saber se há ou não algum nódulo ou cisto.

 

  • MEDICINA DO TRABALHO (Exame admissional e demissional) - O Exame Admissional é indispensável para evidenciar o estado de saúde física e psíquica do funcionário para desempenhar a colocação a que será designado.

 

  • TESTE DE ESFORÇO - Teste Ergométrico, Teste Cicloergométrico, Prova de esforço ou Teste sob estresse físico é um exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado por profissional médico cardiologista habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.

 

  • ULTRASSONOGRAFIAA ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

    Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética. Ultrassom não fornece a qualidade de imagem desses outros métodos, e é suscetível a artefatos, mas possui grandes vantagens em relação aos demais exames radiológicos:

     

  • Não é um exame caro;

  • É um exame presente em diversas clínicas e centros hospitalares;

  • É de rápida execução;

  • É realizado em tempo real;

  • Permite maior contato entre o paciente e o radiologista;

  • Pode ser feito com um instrumento ao lado da cama do paciente;

  • É seguro, pois não utiliza radiação.

    Pelo fato de transmitir as imagens em tempo real, tal técnica é muito importante para o estudo do funcionamento dos órgãos.

 

  • RADIOLOGIA (RAIO X) - Exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo utilizando raios X. De baixo custo e disponível na grande maioria dos serviços de saúde do país, o Raio X serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de tumores e doenças ósseas, entre outros.

 

  • TOMOGRAFIA - A tomografia é um exame que serve para fornecer ao médico do paciente, imagens com precisão mais avançada do que quando em comparação ao simples exame de raio X. A tomografia é capaz de detectar até mesmo as pequenas e relativamente “insignificantes” alterações em tecidos musculares, ossos, órgãos e em demais estruturas corporais. Muitas investigações iniciam com raios x e posteriormente são complementadas com a tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética. Tudo vai depender do que o médico está investigando e da capacidade do aparelho mostrar as alterações buscadas.

 

 

Joomla contact form by 123FormBuilder