Nova Clinica Luz - Glaucoma não tratado pode levar à perda de visão. Fique atento aos sintomas.

O glaucoma é uma doença nos olhos que se caracteriza por um aumento da pressão intraocular ou por uma fragilidade do nervo ótico. A Nova Clínica Luz esclarece.

Glaucoma não tratado pode levar à perda de visão. Fique atento aos sintomas.

O tipo mais comum do glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto que não causa nenhuma dor, nem nenhum outro sintoma que possa indicar o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo menos comum, pode causar dor e vermelhidão nos olhos.

Por isso, em caso de suspeita, deve-se ir ao oftalmologista para realizar os exames e iniciar o tratamento adequado para o glaucoma e prevenir assim a perda da visão. Saiba quais os exames que deve realizar.

Quais os sintomas

Esta doença ocular desenvolve-se lentamente, durante meses ou anos e, numa fase inicial, não causa sintomas. Porém, alguns sintomas que podem surgir, em caso de glaucoma de ângulo fechado, incluem:

• Diminuição do campo de visão, como se fosse se afunilando;
  • Dor intensa no interior do olho;
  • Aumento da pupila, que é a parte preta do olho, ou do tamanho dos olhos;
  • Visão turva e embaçada;
  • Vermelhidão do olho;
  • Dificuldade para enxergar no escuro;
  • Visão de arcos em volta das luzes;
  • Lacrimejamento e sensibilidade excessiva à luz;
  • Dor de cabeça forte, náuseas e vômitos.

Em algumas pessoas, o único sinal do aumento da pressão nos olhos é a diminuição da visão lateral.

Quando uma pessoa apresenta estes sintomas, deve ir ao oftalmologista, para iniciar o tratamento, já que, quando não tratado, o glaucoma pode levar à perda da visão.

Se algum familiar possui glaucoma, seus filhos e netos devem realizar o exame do fundo de olho pelo menos 1 vez antes dos 20 anos, e novamente após os 40 anos, que é quando o glaucoma geralmente começa a se manifestar. Saiba quais as causas que podem levar ao surgimento do glaucoma.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.