Nova Clinica Luz - Doenças cardiovasculares são um grande desafio para a saúde feminina

As doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e síndrome do coração partido, são um grande desafio para a saúde feminina e mais da metade das mortes de mulheres são causadas por problemas no sistema cardiovascular. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Doenças cardiovasculares são um grande desafio para a saúde feminina

Veja a seguir sobre as causas desse problema e como evitá-lo.

Mesmo havendo uma diminuição dessas doenças nas mulheres, elas continuam sendo a principal causa de morte e afetam menos os homens. A mulher, de forma geral, acha que infarto é coisa de homem. Somente 14% das mortes de mulheres têm como causa o câncer de mama. Isso se deve aos programas para prevenção à doença, os quais são mais escassos no que diz respeito às doenças cardiovasculares.

Sintomas diferentes

As diferenças nos sintomas sentidos por homens e mulheres, pode ser um dos fatores que acaba retardando a procura por profissionais da saúde e prognósticos. Na mulher, os sintomas de infarto são minimizados. No homem, pode ocorrer uma dor no peito, na mulher pode não acontecer. A mulher pode ter uma dor na mandíbula, dor nos braços e até uma dor nas costas. E isso passa como se fosse uma dor na lombar.

É importante que as mulheres tenham conhecimento sobre sua saúde, caso contrário a falta de conhecimento pode colaborar para a aceleração da doença. A hipertensão, tabagismo, obesidade e depressão contribuem para acelerar essas condições e que dietas e atividades físicas são os pilares preventivos das doenças do coração e até cânceres. Veja a seguir sobre a gravidez e suas questões hormonais. Isso já começa na puberdade. O uso dos anticoncepcionais, quando não são formulados ou receitados de formas adequadas. A gravidez é um teste à saúde da mulher e é possível ter a pré-eclâmpsia, que é a hipertensão da gestação e é a principal causa de morte obstétrica. A menopausa, que perde o estrógeno, o protetor cardiovascular, e as doenças começam a se somar.

O mais indicado é a realização de exames precocemente para o tratamento adequado das doenças cardiovasculares. O alerta para as mulheres é para a prevenção, e a esperança é de que futuramente essas doenças possam diminuir com as mulheres também.