Nova Clinica Luz - Você já ouviu falar em Síndrome de Borderline?

Notícias

Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento..

Você já ouviu falar em Síndrome de Borderline?

Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento.

Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline englobam instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas.

Essas experiências geralmente resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis. Uma pessoa com Síndrome de Borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.

Sinais e sintomas da Síndrome de Borderline
Pessoas Borderline podem sofrer mudanças extremas de humor e podem demonstrar incertezas sobre quem são. Como resultado, seus interesses e valores podem mudar rapidamente.

Os principais sinais incluem:

• Esforços frenéticos para evitar o abandono real ou imaginário. O medo do abandono provoca uma necessidade elevada de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas ou sem apoio.

• Um padrão de relações intensas e instáveis ​​com familiares, amigos e entes queridos, muitas vezes passando de extrema proximidade e amor (idealização) a extrema fúria ou ódio (desvalorização). Impulsividade: idealizam pessoas, se apaixonam e desapaixonam de modo fulminante. Rapidamente desenvolvem admiração e desencanto por alguém.

• Auto-imagem distorcida e instabilidade em relação a si mesmo. Baixa autoestima.

• Comportamentos impulsivos e muitas vezes perigosos, como gastar compulsivamente, praticar sexo sem proteção, abusar de álcool e drogas, conduzir de forma imprudente e compulsão.

• Comportamentos suicidas recorrentes ou ameaças ou comportamentos autodestrutivos, como a automutilação. Muitos se machucam, queimam, furam, cutucam por vontade de sentir dor. Não é incomum ouvir relatos como “a dor no corpo é melhor que a dor na alma”.

• Humor intenso e altamente variável, com cada episódio durando de algumas horas a alguns dias.

• Sentimentos recorrentes de vazio e solidão. Possuem alta sensibilidade à rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma viagem de negócios do parceiro pode desencadear reação completamente desproporcional como acusações de rejeição, de abandono e de egoísmo.

• Fúria, ódio ou raiva intensa ou problemas/dificuldades para controlar a raiva

• Presença de pensamentos paranoicos relacionados ao estresse

• Mais raramente podem apresentar episódios psicóticos

Se você precisa de ajuda, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Marlon de Faria Michele Silva - CRM PR 3456 9, especialista em Saúde Mental com foco na promoção do bem estar. 

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz. 

 

301 Moved Permanently

301 Moved Permanently


nginx