Nova Clinica Luz - Tipos e sintomas do Lúpus 2023

O Lúpus pode se manifestar de quatro formas diferentes, com causas diferenciadas. Veja a seguir quais são algumas das principais formas da doença: Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Tipos e sintomas do Lúpus 2023

- Lúpus Discoide: Esse tipo de lúpus fica limitado à pele da pessoa. Pode ser identificado com o surgimento de lesões avermelhadas com tamanhos, formatos e colorações específicas na pele, especialmente no rosto, na nuca e/ou no coro cabeludo.

- Lúpus Sistêmico: É o mais comum e pode ser leve ou grave, conforme cada situação. Nessa forma da doença, a inflamação acontece em todo o organismo, o que compromete vários órgãos ou sistemas, além da pele, como rins, coração, pulmões, sangue e articulações. Algumas pessoas que têm o lúpus discoide podem, eventualmente, evoluir para o lúpus sistêmico.

- Lúpus induzido por drogas: Essa forma do lúpus também é comum e acontece porque substância de algumas drogas e/ou medicamentos podem provocar inflamação com sintomas parecidos com o lúpus sistêmico. No entanto, a doença, nesse caso, tende a desaparecer assim que o uso da substância terminar.

- Lúpus neonatal: Esse é bastante raro e afeta filhos recém-nascidos de mulheres que têm lúpus. Normalmente, ao nascer, a criança pode ter erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses.

Quais são os principais sintomas do lúpus?

Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes.

Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus.

Sinais mais comuns

- Fadiga

- Febre

- Dor nas articulações

- Rigidez muscular e inchaços

- Rash cutâneo

- Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol

- Dificuldade para respirar

- Dor no peito ao inspirar profundamente

- Sensibilidade à luz do sol

- Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória

- Linfonodos aumentados

- Queda de cabelo

- Feridas na boca

- Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.

Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves e importantes. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure atendimento médico especializado imediatamente.