Nova Clinica Luz - Quando fazer o exame Papanicolau?

O exame de Papanicolau, também chamado de exame preventivo, é um exame ginecológico indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual, que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Quando fazer o exame Papanicolau?

Esse exame é rápido, não necessita de muitos preparos, é realizado no próprio consultório do ginecologista e não dói, no entanto, a mulher pode sentir um pequeno desconforto ou pressão no interior da vagina enquanto o médico faz a raspagem das células do útero. A amostra recolhida é enviada para o laboratório para a análise, sendo o resultado liberado em até 10 dias.

Para que serve

O exame de Papanicolau é feito com o objetivo de identificar alterações no útero, que podem incluir:

- Infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase ou vaginose bacteriana por Gardnerella vaginalis;

- Doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV;

- Câncer de colo do útero;

Avaliar a saúde do colo do útero e a presença de cistos de Naboth, que são pequenos nódulos que podem ser formados devido ao acúmulo de líquido liberado por glândulas presentes no colo do útero.

O Papanicolau também pode ser feito por mulheres virgens a partir dos 25 anos, utilizando material especial e apenas segundo orientação do médico, com objetivo de avaliar o colo uterino e identificar possíveis alterações.

Como é feito o exame

O exame de Papanicolau é simples, rápido e realizado no próprio consultório do ginecologista. No entanto, para que possa ser feito é importante que a mulher siga algumas orientações, como fazer o exame fora do período menstrual, não fazer duchas vaginais e uso de cremes intravaginais 48 horas antes do exame e não ter relações sexuais 48 horas antes do exame.

No momento do exame, a mulher fica em posição ginecológica e é introduzido no canal vaginal um dispositivo médico para visualização do colo uterino. Em seguida, o médico usa uma espátula ou escovinha para recolher uma pequena amostra de células que será enviada para análise em laboratório. Além disso, são feitas duas lâminas a partir do material coletado durante o exame que é enviado para o laboratório de microbiologia para identificar a presença de microrganismos.

O exame não dói, no entanto pode ser sentido desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame, no entanto a sensação passa logo após a retirada da espátula e do dispositivo médico.

Quando fazer o Papanicolau?

O exame de Papanicolau é indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual até os 65 anos, no entanto é priorizado para mulheres entre 25 e 65 anos. Esse exame deve ser realizado anualmente, porém caso o resultado seja negativo por 2 anos seguidos, o exame pode ser realizado a cada 3 anos. Essa recomendação existe devido à evolução lenta do câncer de colo de útero, permitindo que as lesões pré-cancerígenas e cancerígenas sejam identificadas de forma precoce e o tratamento possa ser iniciado em seguida.

No caso de mulheres a partir dos 64 anos que nunca fizeram o Papanicolau, a recomendação é que sejam realizados dois exames com intervalo de 1 a 3 anos entre os exames. No caso de mulheres com lesões indicativas de câncer de colo de útero, o acompanhamento com o Papanicolau é feito semestralmente.