Nova Clinica Luz - Quais são os sintomas do lúpus?

Os sintomas de lúpus podem surgir em qualquer momento da vida e depois da primeira crise, podem se manifestar de tempos em tempos e é por isso que o tratamento deve ser mantido por toda vida. Entre em contato com a Nova Clinica Luz pelo telefone (41) 3699-4701. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Quais são os sintomas do lúpus?

O lúpus é uma doença em que o sistema imunológico passa a atacar as células do próprio corpo, levando ao aparecimento de alguns sintomas, sendo os principais:

- Mancha vermelha no rosto em forma de asa de borboleta;

- Manchas na pele que descamam e cicatrizam;

- Aparecimento de pequenas feridas, que doem, no canto da boca ou dentro do nariz;

- Manchas na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

- Dor ou inchaço em uma ou mais articulações;

- Episódios de convulsões sem causa aparente.

O lúpus é mais frequentemente identificado em mulheres entre 20 e 40 anos de idade e que o seu desenvolvimento pode estar associado a fatores genéticos e ambientais, como exposição à radiação ultravioleta, fatores hormonais e infecções virais, por exemplo. Na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de lúpus, é importante que o reumatologista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Os principais exames recomendados são hemograma e exame FAN (fator antinuclear), que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.

Veja a seguir quais são as principais alterações dos exames que podem ser indicativas de lúpus:

- Excesso de proteínas em vários exames de urina seguidos;

- Diminuição do número de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, no exame de sangue;

- Leucócitos com valor inferior a 4.000/mL no exame de sangue;

- Diminuição do número de plaquetas em pelo menos 2 exames de sangue;

- Linfócitos com valor inferior a 1.500/mL no exame de sangue;

- Presença de anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm no exame de sangue;

- Presença de anticorpos antinucleares acima do normal no exame de sangue.

Além disso, o médico também pode pedir outros exames de diagnóstico como raio X do tórax ou biópsia renal, para identificar se existem lesões inflamatórias nos órgãos, que possam estar sendo causadas pelo lúpus.