Nova Clinica Luz - Quais são as doenças mentais mais comuns no Brasil?

Notícias

Um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health destacou os impactos da pandemia de coronavírus por aqui. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Quais são as doenças mentais mais comuns no Brasil?

Um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health destacou os impactos da pandemia de coronavírus por aqui.

Também trouxe que mais de 60% da população brasileira declarou possuir algum tipo de transtorno mental.

Veja a seguir quais são os transtornos mais comuns no Brasil.

- Transtornos de Ansiedade: Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade. O índice nos coloca como um dos países mais ansiosos no mundo. Esse tipo de doença mental é caracterizado pela preocupação e antecipação excessivas dos possíveis perigos, de modo a interferir na vida pessoal e social da pessoa.

Entre os principais transtornos de ansiedade, cada um com sintomas específicos. Confira!

- Fobias

- Síndrome do Pânico

- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Fobia específica

Nesse caso, a pessoa sente uma aversão intensa e irracional a algo.

Pode ser um animal, eventos naturais, situações que envolvam sangue ou agulhas, andar de avião, elevador, locais fechados (claustrofobia), dirigir, dentre outras fobias.

Fobia social

Outro tipo de fobia é a aversão à interação social, que é quando a pessoa tende a temer uma possível crítica, julgamento ou alguma forma de ser ridicularizada.

Estar em um ambiente com muitas pessoas pode ser aterrorizante para a pessoa que sofre desse transtorno.

Síndrome do Pânico

Ocorre quando uma pessoa é exposta a situações de estresse muito intenso, provocando medo exacerbado e afetando a realização de atividades rotineiras.

Dentre os tipos de estresse que podem gerar essa síndrome, estão a submissão excessiva, abusos morais e sexuais, carga exagerada de atividades e frustrações.

Quando em crise, a pessoa apresenta sintomas como falta de ar, dores no peito e sensação de morte iminente, mesmo que não haja perigo aparente.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Diferente dos demais tipos de ansiedade citados acima, a TAG se caracteriza por uma preocupação persistente e intensa sobre as situações do dia a dia, mesmo que não haja motivo real para isso.

Essa preocupação incontrolável pode ocorrer várias vezes ao dia, afetando a execução de tarefas rotineiras, e podendo interferir também nos relacionamentos interpessoais.

Até mesmo situações que geram certa ansiedade naturalmente, como a chegada de uma data importante, podem desencadear uma crise de ansiedade na pessoa com TAG.

Esse estado de alerta constante gera um cansaço mental muito grande, porque, mesmo com bastante esforço, ela não consegue se libertar desse padrão de pensamento.

Os principais sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada são tremores, sensação de sufocamento, mãos suadas, dor no peito e aceleração dos batimentos cardíacos.

Depressão

Uma tristeza persistente, insônia, perda de apetite, dores no corpo inexplicáveis, apatia e irritabilidade são alguns dos sintomas comuns em pessoas com quadros depressivos.

Segundo a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira vivencia a depressão.

Além disso, 61% declaram sentir alguns sintomas depressivos, de acordo com o estudo publicado no The Lancet Regional.

A falta de interesse em atividades do dia a dia, o pessimismo e a desesperança com tudo são outros sintomas emocionais manifestados pela pessoa com depressão.

 

Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.