Nova Clinica Luz - Previna-se contra o Sarampo

Notícias

A Nova Clínica Luz Almirante Tamandaré alerta para que as pessoas que não têm ou não sabem se têm o esquema vacinal completo contra o sarampo procurem uma unidade de saúde para se imunizar.

Previna-se contra o Sarampo.

A Nova Clínica Luz alerta para que as pessoas que não têm ou não sabem se têm o esquema vacinal completo contra o sarampo procurem uma unidade de saúde para se imunizar.

A medida é importante neste momento, considerando que São Paulo, estado vizinho ao Paraná, vive um surto da doença. Até o momento, não há registros da doença no Paraná e em Curitiba.

O alerta é direcionado principalmente aos adolescentes e adultos, uma vez que as crianças têm um índice de cobertura da vacina no município superior a 98%.

Antes de 2006 o calendário nacional de vacinação previa apenas uma dose de imunização contra a doença, sem dose de reforço, ao contrário do que é estipulado hoje.

Quem nasceu antes desta data, portanto, precisa verificar qual é a sua situação vacinal e, dependendo da idade, procurar uma unidade de saúde e atualizar a carteira de vacinação.

Esquema Vacinal

A vacina é a única maneira efetiva de prevenir a doença.

O esquema vacinal vigente para a doença prevê duas doses de vacina com o componente sarampo, sendo uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade, e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade (que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Quem não completou este esquema vacinal quando era criança, precisa atualizar a carteira de vacinação. Adolescentes e adultos, entre 10 a 29 anos, precisam ter tomado durante a vida duas doses de tríplice viral (ou uma da tríplice e outra da tetra). Adultos, dos 30 aos 49 anos, precisam ter tomado, ao menos, uma dose da tríplice viral durante a vida.

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz. 

 

Joomla contact form by 123FormBuilder