Nova Clinica Luz - O que é a doença ulcerosa péptica

Úlcera péptica é a erosão em um segmento de mucosa gástrica, classicamente no estômago (úlcera gástrica) ou nos primeiros centímetros do duodeno (úlcera duodenal), que penetra na muscular da mucosa. A Nova Clínica Luz esclarece.

O que é a doença ulcerosa péptica

Praticamente todas as úlceras são causadas por H. pylori ou uso de AINE.

SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas dependem da localização da úlcera e da idade do paciente. Muitos pacientes, em particular os idosos, têm poucos ou nenhum sintoma. A dor é o sintoma mais comum, em geral localizada no epigástrico e aliviada com a alimentação ou uso de antiácidos. A dor é descrita como queimação ou corrosão ou sensação de fome, algumas vezes. Seu curso é geralmente crônico e recorrente. Somente cerca da metade dos pacientes tem sintomas característicos.

Os sintomas da úlcera gástrica não seguem um padrão consistente (p. ex., a alimentação às vezes exacerba os sintomas, em vez de melhorá-los). Isto é especialmente verdadeiro para úlceras do canal pilórico, que em geral são associadas a sintomas de obstrução (p. ex., distensão, náuseas, vômitos) causados por edema e cicatrização.

As úlceras duodenais tendem a produzir uma dor mais consistente. A dor está ausente quando o paciente acorda, mas aparece no meio da manhã, é aliviada pela alimentação, mas recorre 2 a 3 h depois da refeição. Dor que acorda o paciente no meio da noite é comum e bastante sugestiva de úlcera duodenal. Em neonatos, perfuração e hemorragia podem ser as primeiras manifestações de úlcera duodenal. A hemorragia pode também ser o primeiro sinal na infância, embora vômitos de repetição ou evidência de dor abdominal possam ser sugestivos.

Endoscopia e Algumas vezes, níveis de gastrina

O diagnóstico de úlcera péptica é sugerido pela história do paciente e confirmado por endoscopia. Em geral, o tratamento empírico inicia-se sem diagnóstico definitivo. Entretanto, a endoscopia permite biópsias ou escovado para citologia gástrica e lesões esofágicas, para a diferenciação de simples ulceração e câncer gástrico ulcerado. O câncer gástrico pode estar presente com manifestações similares e deve ser excluído, em especial nos pacientes com mais de 45 anos de idade, com perda de peso ou que referem sintomas intensos ou refratários. A incidência de úlcera duodenal maligna é extremamente baixa, portanto, biópsias de lesões nessa área são de grande valia. A endoscopia também pode ser usada para o diagnóstico definitivo de infecção por H. pylori, devendo ser estabelecido quando a úlcera for detectada.

O tumor produtor de gastrina e a síndrome de Zollinger-Ellison devem ser considerados quando existirem úlceras múltiplas ou em localizações atípicas (p. ex., pós-bulbar) ou refratárias ao tratamento ou quando o paciente apresentar diarreia proeminente ou perda de peso. Os níveis de gastrina sérica devem ser medidos nesses pacientes.

RECORRÊNCIA

Fatores que afetam a recorrência ulcerosa incluem falha na erradicação de H. pylori, uso de AINE e tabagismo. Com menos frequência, o gastrinoma (síndrome de Zollinger-Ellison) pode ser a causa. A recorrência em 3 anos das úlceras gástricas e duodenais é inferior a 10% quando se erradica H. pylori com sucesso, mas é superior a 50% quando a erradicação não foi alcançada. Portanto, um paciente com doença recorrente deve ser submetido à pesquisa de H. pylori e novamente tratado, se os testes mostrarem permanência da infecção.

Embora o tratamento a longo prazo com bloqueadores H2, IBP ou misoprostol diminua o risco de recorrência, seu uso rotineiro com esse propósito não é recomendado. Contudo, pacientes que necessitam usar AINE depois de terem úlcera são candidatos à terapia prolongada, do mesmo modo que pacientes com úlceras marginais, perfuração anterior ou sangramento.

Câncer gástrico

Pacientes com úlceras associadas a H. pylori apresentam riscos 3 a 6 vezes maiores de processo canceroso gástrico posteriormente. Não há risco aumentado de malignidade em úlceras de outra etiologia.

Erradicação de H. pylori, quando presente e Fármacos supressores de ácidos

O tratamento das úlceras gástricas e duodenais requer a erradicação de H. pylori, quando presente; ver também o resumo da revisão de Cochrane Antibióticos para pessoas com úlceras pépticas causadas por infecção por Helicobacter pylori e redução da acidez gástrica Para úlceras duodenais, é particularmente importante a supressão da secreção ácida noturna.

Os métodos de diminuição da acidez incluem um grande número de fármacos, todos eficazes, mas cujo custo, duração de tratamento e conveniência posológica são variáveis. Além disso, podem ser usadas medicações protetoras da mucosa gástrica (p. ex., sucralfato) e cirurgias com o intuito de diminuir a produção de ácido. O tratamento farmacológico será discutido no Tratamento medicamentoso da acidez gástrica

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.