Nova Clinica Luz - Novembro Azul: Por que é preciso se consultar regularmente com o urologista?

As visitas regulares ao urologista são fundamentais para a saúde do homem. Entre em contato com a Nova Clinica Luz pelo telefone (41) 3699-4701. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Novembro Azul: Por que é preciso se consultar regularmente com o urologista?

As visitas regulares ao urologista são fundamentais para a saúde do homem.

Doenças da próstata, como câncer e hiperplasia (aumento da glândula), e cálculos renais podem ser detectadas precocemente, antes de manifestarem qualquer sintoma. Isso viabiliza tratamentos mais efetivos e pode evitar episódios de dor e desconfortos. No caso do câncer de próstata, a chance de cura é maior.

Isso mostra a importância de campanhas como o Novembro Azul. O homem, de modo geral, é menos cuidadoso com a própria saúde e realiza menos ações preventivas contra doenças.

Além do câncer, a visita ao urologista é importante para monitorar possíveis casos de hiperplasia da próstata. Esse fenômeno consiste no crescimento anormal da glândula e acomete homens especialmente a partir dos 40 anos. O tratamento é simples, feito com medicamentos que fazem a próstata diminuir, eliminando sintomas como dificuldade para urinar, incontinência e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Em alguns casos, contudo, é preciso intervenção cirúrgica.

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, pode ser detectado antes das crises. A cólica renal é um motivo frequente de atendimento de homens em Pronto-Socorro. Nas consultas de rotina, com exames de ultrassonografia, é possível detectar cálculos com mais de 4 milímetros, antes deles obstruírem o ureter.

A boa hidratação é a principal forma de prevenir esse problema, algo que requer atenção especialmente em países com clima quente, como o Brasil. Dieta rica em frutas cítricas e redução no consumo de sal e alimentos embutidos também ajudam.

Antes dos 40 anos, também é importante que o homem faça consultas regulares ao urologista. Não é preciso que elas sejam anuais, mas ao menos uma consulta deve ser realizada ainda na adolescência para investigar varicocele.

Semelhante às varizes nas pernas, a varicocele consiste no alargamento das veias dentro da bolsa escrotal, aumentando o risco futuro de infertilidade. O tratamento é muito efetivo, feito por microcirurgia, com rápida recuperação e baixo índice de complicações.