Nova Clinica Luz - 26/04 Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão.

Notícias

Desde 2002 o dia 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. O objetivo é exatamente auxiliar a população na conscientização de que é importante levar a sério a doença. Entre em contato com a Nova Clinica Luz pelo telefone (41) 3699-4701. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

26/04 Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão.

Desde 2002 o dia 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. O objetivo é exatamente auxiliar a população na conscientização de que é importante levar a sério a doença.

A importância de uma data de combate à hipertensão é necessária para conscientizar a população dos graves riscos da hipertensão arterial mal controlada.

A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, que não provoca sintomas na maioria dos casos, tornando difícil identificá-las. De acordo com dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% da população brasileira é acometida pela, popular, pressão alta. Mas como saber se estou sofrendo com hipertensão?

Dias estressantes, ansiedades, maus hábitos alimentares, sedentarismo podem levar a doenças como hipertensão. De acordo com os cardiologistas e especialistas, em 95% dos pacientes que apresentam elevação da pressão, não há nenhuma causa específica.

Detectando a hipertensão

Se em sua maioria a pessoa não consegue identificar a hipertensão, existem alguns sinais que podem se tratar da pressão alta e, se caso não tratados de maneira apropriada, podem causar em longo prazo. Pessoas que passam dos 50 anos estão mais propensas à hipertensão, mas ela não é hereditária.

Em algumas pessoas, os sintomas são: dor de cabeça, dor na nuca, tontura, dor no peito (angina), falta de ar, borramento da visão.

Quando há maior incidência de pressão alta em algumas famílias, provavelmente estará ligado a fatores de risco como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, alto consumo de sal, obesidade e estresse.

Medir a pressão regularmente é uma maneira de detectar se sua pressão está mais alta e, se for o caso, buscar o tratamento adequado. O melhor nível da pressão arterial é 12/8. Ultrapassando esse número, é importante ficar atento. Até mesmo a forma que é realizada a medição da pressão é relevante.

Consequências da pressão alta mal controlada

A hipertensão é uma doença que necessita de tratamento, acompanhamento médico e controle. Consultas com o cardiologista regulares são extremamente importantes, bem como ter hábitos saudáveis que irão ajudar no tratamento e, muitas vezes, na prevenção.

As melhores formas de prevenção são dormir de sete a oito horas por dia, evitar estresse, obesidade, consumo de álcool acima do considerado “consumo social”, o hábito de fumar e evitar o excesso de sal.

Caso a pessoa esteja em tratamento, além de adotar as medidas restritivas na alimentação e buscar mudanças nos hábitos, como realizar a prática de exercícios físicos, o hipertenso também precisará de medicação específica.

O não tratamento da hipertensão pode acarretar consequências como: arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, demência, aneurisma da aorta torácica e abdominal, insuficiência cardíaca, angina do peito, infarto agudo do miocárdio, perda progressiva da visão, doenças que advém da negligência, em alguns casos, com a saúde pressão.

 

Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.