Nova Clinica Luz - PCMSO NR7 - Segurança do Trabalho

PCMSO - NR 7

PCMSO NR7 - A Nova Clínica Luz tem uma equipe altamente qualificada e preparada para realizar os treinamentos necessário para emissão dos certificados e uma equipe médica especializada para realizar as consultas e avaliações médicas periódicas.

O que significa PCMSO?

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, conforme estabelece o subitem 7.2.1 da norma regulamentadora nº 07, o PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras.

Objetivo da PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO é regulamentado pela norma regulamentadora nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho. Assim como o PPRA, o PCMSO deve ser realizado mesmo se a empresa possuir apenas 1 (um) funcionário, também no caso se o mesmo for o próprio proprietário, afinal, ele também está exposto a riscos.

Com a realização do PCMSO a empresa evita possíveis consequências jurídicas que podem ocorrer pelo aparecimento de ocorrências relacionadas a doenças ocupacionais, como processos criminais, processos cíveis e previdenciarios.

Caso a empresa não elaborar o PCMSO, estará sujeita a ter a penalidade de multa de:

• Multa mínima de 2.114,37 reais
  • Multa máxima de 2.367,62 reais

Tire suas dúvidas, entre em contato conosco. A Nova Clínica Luz tem uma equipe altamente qualificada e preparada para realizar os treinamentos necessários para emissão de certificados e uma equipe médica especializada para realizar as consultas e avaliações médicas periódicas.

Joomla contact form by 123FormBuilder